segunda-feira, 27 de abril de 2009

Problemas com o som

A maioria dos problemas com o som é resultado de cabos ligados de forma defeituosa, cabos defeituosos ou do uso de drivers incorrectos. Para resolve-los, devem-se realizar os seguintes passos:
• Reinicie o computador. É surpreendente como este passo resolve tantos problemas!
• Verifique que todos os cabos estão ligados correctamente, que as colunas estão ligadas e que todos os controlos de volume estão bem configurados.
• Determine o alcance do problema. Se a falha de som só se verifica em alguns programas, contacte o suporte para os mesmos. Se o problema é global, continue com os passos seguintes.
• Verifique se o adaptador de som está bem seleccionado. Se existe mais do que umadaptador de som, deve-se verificar que o adaptador padrão é o mesmo ao qual estão ligados todos os cabos (este problema acontece muito quando existe som on board e uma placa de som adicional).
• Se a placa de som inclui software para testes, execute-os.
• Substitua os cabos de som e as colunas para eliminar um defeito nestes aparelhos como uma causa possível para o problema.
• Verifique que as colunas estão ligadas às saídas correctas.
• Remova os drivers, reinicie o computador e reinstale os drivers de raiz.
• Remova os drivers, desligue o computador, coloque a placa de som numa ranhura PCI diferente e quando ligar o computador, reinstale os drivers de raiz.
• Se existiu uma alteração recente no hardware, verifique as configurações de hardware para detectar possíveis conflitos.
• Quando se instala novo software podem ocorrer incompatibilidades entre ficheiros DLL e os adaptadores de som. A reinstalação dos drivers deve solucionar o problema.
• Se nada de isso funcionar, suspeite de uma placa de som defeituosa. Substitua-a. Os passos anteriores costumam solucionar a maioria dos problemas de som. Contudo, existem problemas específicos que exigem uma atenção especial.

Problema: A drive de Cds parece estar a ler um Cd mas não sai nenhum som das colunas
• Verifique se o volume está definido correctamente. Existem vários controlos de volume num sistema, verifique-os todos.
• Tente reproduzir outro CD de áudio. Se este reproduz normalmente o defeito está no CD.
• As drives ópticas podem estar a entregar o som por uma ligação diferente da ligação de dados. Verifique se todos os cabos estão devidamente conectados.
• Se foram instalados todos os cabos correctamente e mesmo assim não sai nenhum som pelas colunas, verifique se o som sai pela saída de auscultadores da drive de CD (se esta ligação existir). Se esta saída funciona normalmente, significa que os cabos de áudio estão defeituosos ou foram instalados de modo incorrecto. Se não existe áudio nessa saída o problema pode ser da drive, substitua-a.



Problema: O som sai com ruído ou de forma intermitente.
A causa mais comum neste problema é o próprio adaptador de som. Placas de som antigas ou baratas costumam ter pouca qualidade de som. Outra causa possível pode ser a existência de defeitos nos cabos.
As colunas colocadas muito próximo do monitor ou de outro aparelho que cause interferências eléctricas também pode causar o aparecimento de ruído. Verifique esta situação.

Problema: Um dos canais não se ouve.
Com uns auscultadores tente isolar o problema. Ligue-os às diferentes saídas e verifique quais funcionam e quais não funcionam. As principais causas para este problema podem ser:

• Os controlos de volume estão ligados apenas em algumas direcções. Reconfigure o volume,
• Cabos de áudio defeituosos.
• Estão a usar-se cabos com suporte para um número de canais diferente do exigido. Se sim, substitua os cabos.
• Os drives estão instalados de forma incorrecta, reinstale-os.
• Também pode acontecer que as colunas tenham um defeito que as impede de reproduzir todos os canais. Substitua-as.

Sem comentários:

Enviar um comentário